(Foto/Divulgação/TSE)
A seis dias do fim do prazo para dar entrada no pedido de registro de candidatura, apenas três siglas em Uberaba já formalizaram o processo e estão com os nomes no sistema da Justiça Eleitoral. Por enquanto, apenas foram protocoladas solicitações de postulantes à vaga na Câmara Municipal.
A Rede e o Novo foram os primeiros partidos em Uberaba a dar entrada nos processos de registro dos nomes que integram a chapa proporcional. O terceiro a dar início aos trâmites foi o PP, que já cadastrou os 22 filiados que concorrerão a uma cadeira na Câmara.
Até o momento, Uberaba tem apenas 66 pedidos de registro de candidatura a vereador aguardando análise no sistema da Justiça Eleitoral. Ainda não houve impugnações e nem deferimentos.
Na região, pedidos de registro de candidaturas de Araxá, Iturama, Frutal, Nova Ponte, Sacramento e Uberlândia já estão à espera de deliberação da Justiça Eleitoral.
Em Minas Gerais, 801 candidatos a prefeito e 21.022 postulantes à vaga na Câmara Municipal aguardam deferimento dos pedidos de registro até o momento.
O pedido de registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. A partir dessa data, a Justiça Eleitoral tem até 16 de setembro para o julgamento de todas as solicitações em primeira instância.
Mesmo sem o deferimento do registro, os candidatos já podem começar a propaganda eleitoral no dia 16 de agosto. Antes disso, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto podem ser consideradas irregulares e são passíveis de multa.