Na convocatória dos mesários, o TRE informa a data do treinamento, que normalmente tem início com uma exposição do chefe do cartório (Foto/Reprodução)
A Justiça Eleitoral mineira começou o treinamento de mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2024. Os treinamentos podem ser presenciais, em plataforma EAD do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo Mesário.
Confira também: Armazenamento e preparação das urnas para eleições serão na UFTM
A carta de convocação enviada para cada mesário informa a modalidade de treinamento de que a pessoa deve participar e a data ou prazo para a capacitação. No caso de treinamento presencial, a responsabilidade é de cada zona eleitoral.
Em geral, o treinamento começa com uma apresentação do chefe do cartório e parte teórica com orientações para os mesários, como o horário que devem chegar, orientações sobre possíveis problemas que podem acontecer no dia da eleição e como solucioná-los. Em seguida, é feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas.
Em Minas Gerais, serão cerca de 210 mil mesários para garantir o funcionamento das mais de 53 mil seções eleitorais. Para Uberaba, devem ser convocados em torno de 3.600 mesários. Este grupo inclui os presidentes de mesa, primeiros mesários, segundos mesários e secretários.
Considerada também a equipe que deve cuidar da logística do processo nos 120 pontos de votação do município, cerca de 4.000 pessoas devem atuar em diversas áreas durante as eleições de 2024. (GB)