NOVIDADE

Novo pronto-socorro infantil de Uberaba tem sistema que informa fila de espera

No primeiro dia de funcionamento, a unidade atendeu 46 pacientes até o fim da tarde e conta com sistema de classificação de risco que mostra em painel quantos pacientes estão à espera

Gisele Barcelos
Publicado em 19/06/2023 às 23:12
Compartilhar

Recepção da nova unidade de pronto atendimento infantil que iniciou atividades nessa segunda-feira no Hospital Regional (Foto/Divulgação)

Até o fim da tarde de ontem, 46 atendimentos foram registrados no primeiro dia de operação do pronto-socorro pediátrico no Hospital Regional. A equipe já estava preparada para o início das atividades a partir das 7h da manhã e os primeiros pacientes começaram a chegar por volta das 8h30 da manhã ao local.

O serviço de urgência e emergência infantil funcionará em regime de plantão 24 horas no HR, atendendo pacientes de Uberaba e de outros sete municípios da microrregião: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Sacramento e Veríssimo. 

Na inauguração, a prefeita Elisa Araújo (SDD) explicou que haverá uma triagem para classificação de risco e um painel informará a situação da fila de espera em tempo real, com o número de pacientes aguardando atendimento por grau de prioridade.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltou que o Hospital da Criança continuará funcionando normalmente e Uberaba passa a contar com um segundo local para o atendimento infantil de urgência e emergência no Hospital Regional. A titular da pasta ainda lembrou que a população poderá dirigir-se diretamente ao pronto-socorro pediátrico do HR, sem depender de encaminhamento. “Essa é mais uma porta aberta. Com qualidade, com acesso ao serviço e na mesma estrutura, além da consulta médica, os pacientes poderão fazer todos os exames necessários”, salientou.

Já o superintendente regional de Saúde de Uberaba, Eurípedes Leitão, posicionou que a abertura de um segundo ponto de atendimento infantil era necessária devido ao crescimento da cidade. “O aumento populacional vem estrangulando o Hospital da Criança, único há 80 anos atendendo a média complexidade. Mesmo com todo esforço e dedicação de sua equipe, ficou pequeno para a demanda existente. Com os dois hospitais trabalhando 24 horas, todos os dias da semana, teremos uma ampliação expressiva nos atendimentos, além de uma possível troca de experiências entre as duas instituições, possibilitando um atendimento padronizado à população”, manifestou.

Para o início da operação do pronto-socorro infantil, as recepções foram ajustadas para acolhimento das crianças e dos pais ou responsáveis que buscarem atendimento no Hospital Regional. A entrada do serviço é na portaria da rua Dr. Edelweiss Teixeira, em frente à unidade básica Roberto Abdanur.

Ao todo, 37 leitos pediátricos serão oferecidos no Hospital Regional, sendo 12 de observação para os casos recebidos no pronto atendimento e 25 para a assistência a pacientes que necessitem de internação.

A proposta do governo municipal é descentralizar o serviço, na tentativa de desafogar o Hospital da Criança, alvo de diversas reclamações por superlotação e demora no atendimento nos últimos meses. Dentro dessa proposta, a UPA do Mirante também deverá voltar a oferecer o pronto-socorro infantil quando for reativada, depois da reforma, e até o fim deste ano se tornará um terceiro ponto de assistência pediátrica de urgência em operação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por