Com intensificação da campanha eleitoral ao longo do mês de setembro, Uberaba teve aumento no número de denúncias de propagandas irregulares formalizadas por meio do aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, mas ainda está bem abaixo do topo do ranking.
Enquanto apenas seis denúncias referentes a Uberaba constavam no sistema no fim de agosto, agora 48 casos de possíveis propagandas irregulares na cidade foram enviados para análise da Justiça Eleitoral.
O número de denúncias em Uberaba continua menor do que o de Conquista, que registrou um total de 54 reclamações até o momento. No entanto, a cidade passou o total de casos denunciados em Araxá, 17, e Frutal, 12.
Ainda assim, o município está distante da quantidade de denúncias formalizadas em Belo Horizonte (455), Ribeirão das Neves (414) e Uberlândia (275).
Ao todo, 6.755 denúncias referentes às campanhas em Minas Gerais foram encaminhadas por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral. Do montante, 3.433 eram sobre candidatos a vereador, enquanto outras 2.001 eram relacionadas a candidaturas para prefeito. Em 53 casos, a pessoa denunciada concorria a vice-prefeito e outras 1.266 eram contra o partido ou coligação. Em todo o país, o sistema recebeu 53.475 denúncias.
No aplicativo, o eleitor pode denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. A denúncia é encaminhada ao juízo eleitoral competente para análise.
Para cada denúncia, primeiro o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que pode ou não pode em relação ao tópico em questão. Por exemplo: se a pessoa acessar o aplicativo para denunciar o uso de um alto-falante, ela deverá, primeiramente, verificar as regras sobre o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso desse tipo de equipamento na campanha.
O objetivo é evitar acusações incorretas ou infundadas. A pessoa denunciante é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos que comprovem a irregularidade apontada.