Mais de 130 médicos estão credenciados para atuação nas duas UPAs
Apesar de reclamações sobre demora no atendimento, entidade gestora das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) posicionou que número de médicos em serviço está acima do quadro exigido pelo Ministério da Saúde.
Integrante da equipe técnica da gestora das UPAs, Raelson Batista informou aos vereadores que mais de 130 médicos estão credenciados para atuação nas duas UPAs. “São 11 médicos por 24 horas para cada uma das unidades. A exigência do Ministério de Saúde são sete médicos. Então, temos quatro profissionais acima do que é exigido na portaria [que regulamenta as UPAs]”, manifestou.
Conforme o representante da entidade gestora, os profissionais são distribuídos conforme os períodos de maior procura ao longo do dia, sendo cinco médicos no turno da manhã, três a quatro durante a tarde e três para o atendimento noturno. “Avaliamos as horas de maior intensidade. Por isso, há reforços na equipe médica em determinados turnos”, posicionou.
Ainda durante a sabatina, foi apresentado um balanço sobre os atendimentos realizados nas unidades. Após a transição em dezembro do ano passado, foram 6.249 atendimentos em 14 dias nas duas UPAs.
A quantidade subiu para 14.087 atendimentos em janeiro e depois aumentou para 15.541 em fevereiro. No mês passado, o número totalizou 15.687 atendimentos. A projeção é que seja alcançada a marca de 17 mil em abril. Por dia, a média gira em torno de 560 atendimentos.