SEM CONDIÇÕES

Ônibus de graça para estudantes é descartado por Elisa, no momento

A possibilidade da tarifa zero foi anunciada pela própria prefeita ao lado do então secretário de Educação, Celso Neto, em agosto do ano passado

Gisele Barcelos
Publicado em 10/08/2024 às 17:59Atualizado em 11/08/2024 às 08:48
Compartilhar

Na ocasião do anúncio, o secretário argumentou que a isenção poderia ser viabilizada com a redução de gastos com o transporte escolar (Foto/Reprodução)

Prefeitura não tem condições financeiras no momento para implantar a gratuidade para estudantes no transporte coletivo. A informação é da prefeita Elisa Araújo (PSD), que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM e argumentou que a proposta não estaria totalmente descartada para o futuro.

A possibilidade de oferecer o passe livre para os estudantes foi anunciada pela própria prefeita e pelo então secretário de Educação, Celso Neto (SD), há praticamente um ano. Por meio de uma nota oficial distribuída à imprensa em agosto de 2023, os dois informaram que estudos jurídicos e financeiros estavam em andamento para a viabilidade da tarifa zero para alunos. O titular da pasta também defendeu posteriormente que a isenção da passagem poderia ser custeada com redução de gastos com o transporte escolar.

Desde então, o governo municipal não havia se manifestado sobre os resultados dos estudos referentes ao passe livre. Questionada, a prefeita explicou que a análise foi finalizada, porém não foi verificada viabilidade financeira para implantar a isenção aos estudantes. “Tudo que vai fazer de gratuidade exige recurso financeiro. A gente fez um estudo, mas naquele momento não era possível”, declarou.

Entretanto, a chefe do Executivo manifestou que a proposta não foi engavetada definitivamente. “Pode ser que no futuro seja possível. No momento, não é. Até porque tenho outras prioridades, como saúde e abrir mais unidades até 22 horas. Isso tudo passa por análise das prioridades da gestão”, argumentou, sem especificar se o passe livre seria viável para 2025.

Por outro lado, a prefeita foi taxativa quanto à possibilidade de zerar a tarifa para a população em geral e afirmou que o município não teria recursos disponíveis para custear a isenção da passagem. “Cada proposta precisa ser embasada em números reais e realmente em conhecimento do que se passa nas finanças da Prefeitura. Posso garantir que não há viabilidade, porque isso impactaria em tirar recursos da Saúde e da Educação, que são prioridades”, posicionou.

A tarifa zero para toda a população foi reivindicada no ano passado pelos vereadores e agora se tornou uma das premissas da pré-campanha do ex-prefeito Paulo Piau (PSDB).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por