Obras de infraestrutura da ZPE estão concluídas à espera de aval da Receita Federal e do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação
Estrutura para o alfandegamento e de dez lotes com arruamento está concluída à espera de vistorias (Foto/Divulgação)
Obras de infraestrutura da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) estão concluídas e município já deu início aos trâmites para a vistoria final na construção. Por enquanto, a data de inauguração ainda não está definida. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, explicou que o início das operações depende do aval da Receita Federal e do CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação).
De acordo com o titular da pasta, já foi solicitada a visita da equipe da Receita para a inspeção final da obra e agora o município aguarda a definição da data. Após o aval do órgão, Ramos posicionou que o CZPE será acionado para fazer a vistoria do empreendimento.
O secretário posicionou que, somente após o aceite da Receita Federal e do CZPE, a ZPE Uberaba estará autorizada a começar a operação e a instalação das primeiras empresas estará liberada. Por isso, ainda não é possível marcar a data para a inauguração.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura anunciou que três empresas já estavam aguardando a confirmação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para instalação na ZPE Uberaba. Ainda não foram divulgados os nomes dos investidores.
O projeto completo da ZPE prevê 61 lotes distribuídos em três ruas principais, porém, para a entrada em operação, apenas uma via foi implantada. Com isso, no primeiro momento, haverá a liberação imediata de dez terrenos para a instalação de empresas.
À medida que os primeiros lotes forem ocupados, nova licitação deve ser aberta posteriormente para a implantação do restante do arruamento e infraestrutura da ZPE.