Uberaba pode ganhar segundo pronto-socorro adulto com atendimento pelo SUS para desafogar o Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Em entrevista à Rádio JM, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, revelou que existem tratativas em andamento para implantação do serviço no Hospital Mário Palmério.
O Hospital Mário Palmério já conta com pronto-socorro, mas voltado para atendimento de casos emergenciais da rede privada. Os pacientes de maior complexidade que chegam às UPAs são encaminhados para o Hospital de Clínicas da UFTM.
De acordo com a titular da Saúde, já foi identificada a necessidade de um segundo pronto-socorro adulto para os pacientes da rede pública e solicitação já foi encaminhada para a habilitação do Hospital Mário Palmério para prestação do serviço.
Valdilene explicou que a unidade já é habilitada para o tratamento de traumas e casos vasculares. Além de acrescentar o atendimento em neurologia, a proposta é incluir a habilitação para que o Mário Palmério possa receber os casos de vaga zero – pacientes graves de urgência transferidos pelas UPAs e hoje direcionados somente para o Hospital de Clínicas da UFTM.
Conforme a secretária, o segundo pronto-socorro não receberia demandas espontâneas. Assim como o Hospital de Clínicas da UFTM, o paciente não poderia ir direto ao local em busca de atendimento. Ele precisaria buscar inicialmente as UPAs e seria encaminhado à unidade se constatada a necessidade de tratamento de maior complexidade.
Por enquanto, ainda não há previsão para a abertura do segundo pronto-socorro adulto do SUS. A titular da Saúde salientou que a medida depende de questão financeira e tratativas ainda estão em andamento junto ao Estado e ao governo federal sobre o assunto.