ENSINO FUNDAMENTAL

Para assumir escolas de 1º ao 5º, município cobra novas estaduais

A construção de, pelo menos, mais três unidades, no Residencial 2000, Girassóis 4 e no Jardim Maracanã, está sendo pedido para que o município assuma as quatro estaduais que hoje oferecem de 1º ao 5º ano

Gisele Barcelos
Publicado em 01/07/2023 às 19:49Atualizado em 01/07/2023 às 19:58
Compartilhar

Para retomar a municipalização de escolas com turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Prefeitura quer assegurar que a construção de escolas da rede estadual no Residencial 2000, Girassóis IV e no Jardim Maracanã. A informação é do secretário municipal de Educação, Celso Neto (PP), que já apresentou a proposta para os representantes do Governo de Minas.

Em entrevista à Rádio JM, o titular da Educação lembrou que, inicialmente, houve uma proposta do Estado de repassar R$19 milhões e quatro imóveis à Prefeitura, enquanto o Município assumiria as quatro escolas estaduais que oferecem só turmas de 1º ao 5º ano: Miguel Laterza, Grupo Brasil, Dom Eduardo e Fidélis Reis. Por diversos questionamentos no ano passado, o acordo não avançou.

Leia: Estado garante que escola do Residencial 2000 sairá do papel

Ao retomar as tratativas sobre a municipalização de escolas, o secretário manifestou que a antiga proposta não resolveria os problemas enfrentados tanto pela Prefeitura quanto pelo próprio Estado. “Era tapar o sol com a peneira. Mostrei os gargalos que existem de ambos os lados e propus uma parceria maior”, declarou.

Segundo Celso, uma das dificuldades mostradas ao governo mineiro é o alto valor gasto com o transporte de estudantes devido à ausência de unidades da rede estadual em bairros novos e mais afastados do Centro. “O Estado não fez essa movimentação de levar escolas para essas regiões de forma suficiente. Então, nós transportamos alunos do Estado todos os dias. Isso custa por ano R$6 milhões. Daria para o município construir quase duas escolas novas”, argumentou.

O titular da Educação explicou que foi demonstrado ao Estado o quanto custa para fazer transporte dos alunos do Estado e, também, as regiões onde os estudantes estão concentrados, para defender um novo modelo de acordo, que tenha como contrapartida o investimento em novas escolas estaduais para suprir a demanda. “Precisamos ter a construção de uma escola do Estado no Residencial 2000, no Girassóis 4 e uma no Maracanã. Até brinquei que só começamos a conversar quando garantir essas três unidades”, disse, salientando que uma nova reunião deve acontecer em julho para avançar nos termos do acordo.

A implantação de escolas da rede estadual no Residencial 2000 e no Jardim Maracanã é cobrada há praticamente 10 anos. Já houve até a escolha do terreno para a construção das novas unidades, porém as obras até hoje não saíram do papel.

Leia também: Moradores do Residencial 2000 e Jardim Maracanã cobram construção de escolas 

Secretário municipal de Educação mostrou ao governo estadual a necessidade de construção de novas unidades escolares para reduzir gastos com transporte escolar (Foto/Arquivo)

Secretário municipal de Educação mostrou ao governo estadual a necessidade de construção de novas unidades escolares para reduzir gastos com transporte escolar (Foto/Arquivo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por