A partir da entrega da estrutura física, começa a ser montada a exposição do Memorial, o que deve ser concluído até julho, para a reabertura ao público (Foto/Reprodução)
Reforma da estrutura física do Memorial Chico Xavier deve ser entregue no dia 2 de abril, com solenidade em alusão à data em que era comemorado o aniversário do médium. No entanto, o museu ainda não deverá ser reaberto para visitação, conforme o presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Cássio Facure.
Em entrevista à Rádio JM, Facure salientou, que a estrutura física do Memorial vem passando por uma série de adequações para receber posteriormente um novo projeto de exposição. Com investimento de R$1,3 milhão, foram executadas obras na parte arquitetônica, de exaustão, de iluminação e elétrica e de climatização do imóvel.
Segundo o dirigente da FCU, o serviço no prédio físico estará concluído em abril e, a partir daí, começará a ser instalado o novo projeto de exposições do Memorial. Ele avalia que o museu deverá estar pronto para ser reaberto entre junho e julho deste ano. “Queremos que seja o quanto antes, mas vai depender do cronograma de alguns fornecedores, porque tem muita tecnologia envolvida no processo”, acrescentou.
Conforme o novo projeto de exposição sobre a vida do médium, o Memorial deverá ganhar uma sequência de espaços que costuram a trajetória de vida e ensinamentos de Chico Xavier, com plataformas imersivas que permitirão aos visitantes experiências sensoriais.
Incluindo a obra física e a instalação da nova parte de exposições, serão investidos cerca de R$5 milhões para a conclusão do projeto de revitalização do Memorial. Do montante, mais de 70% são provenientes de patrocínios de pessoas físicas e de grandes empresas de Uberaba e região, por meio da Lei Rouanet.