Nova pesquisa aponta revela o que pensa o mercado financeiro sobre Lula e Zema (Montagem/Ricardo Stuckert/Lula Oficial Flickr + Gil Leonardi/Imprensa MG)
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, intitulada "O que pensa o mercado financeiro", divulgada nesta quarta-feira (12/7), revelou que 100% dos participantes do mercado financeiro acreditam que a taxa básica de juros do Brasil irá diminuir ainda este ano. O estudo quantitativo Genial/Quaest entrevistou 94 fundos de investimento sediados em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho de 2023.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi identificado como o terceiro líder político com maior confiança por parte do mercado. A pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados afirmaram ter "muita" confiança em Romeu Zema, enquanto 35% disseram ter confiança "mais ou menos" e 15% têm pouca ou nenhuma confiança.
No entanto, o líder mineiro fica atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pode se tornar seu adversário em uma eventual disputa pela Presidência da República em 2026. Para 55% dos entrevistados, Tarcísio é considerado "muito" confiável, enquanto 35% têm confiança "mais ou menos" e 10% têm pouca ou nenhuma confiança nele.
Em primeiro lugar na pesquisa, está Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, com 72% dos entrevistados afirmando ter "muita" confiança nele, enquanto 22% têm confiança "mais ou menos" e 6% têm pouca ou nenhuma confiança.
A terceira rodada da Pesquisa Genial/Quaest revelou que 53% dos entrevistados acreditam que a economia do país irá melhorar nos próximos 12 meses. Há dois meses, apenas 10% tinham essa perspectiva. Além disso, 26% acreditam que a situação se manterá igual e 21% acreditam que irá piorar nesse período. Em outra pergunta, 47% dos entrevistados afirmaram que a política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na direção certa, em comparação com os 10% registrados em maio.