O levantamento foi respondido por 2.895 prefeituras, sendo 496 em Minas Gerais (Foto/Reprodução)
Realizada de 29 de novembro a 12 de dezembro, pesquisa aponta a falta de vacinas em 65,8% dos municípios brasileiros. O levantamento foi respondido por 2.895 prefeituras, sendo 496 em Minas Gerais. No Estado, 83% das cidades consultadas confirmaram desabastecimento de imunizantes.
Conforme a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 52,4% das cidades brasileiras relataram que não havia estoque da vacina contra a varicela (catapora). Em segundo lugar, o imunizante que mais faltava no período pesquisado foi o da Covid-19 para adultos – ausente em 25,4% das cidades durante uma média de 45 dias. A terceira vacina que mais Municípios apontaram falta de doses foi a DTP, que combate a difteria, o tétano e a coqueluche.
Em Uberaba, as unidades de saúde ficaram quase duas semanas sem vacinas contra a Covid-19 disponíveis na rede para imunização no início deste mês. A cidade recebeu nova remessa de doses antes do Natal, o que permitiu a retomada parcial da vacinação.
Com 2.520 doses do imunizante Serum entregues, foi restabelecida somente a vacinação de pessoas acima de 12 anos e que fazem parte dos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
O município ainda não recebeu doses do imunizante destinado para o público infantil. Com isso, ainda está interrompida a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.