A presidente em exercício da Petrobras, Maria das Graças Foster, revela que a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados
A presidente em exercício da Petrobras, Maria das Graças Foster, revela que a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) não se confirmaria se não houvesse investimento na produção de gás e em infraestrutura em transporte, como ocorreu no país nos últimos cinco anos. Segundo ela, a Petrobras viabilizou cinco mil quilômetros de gasoduto ao longo deste período, oferecendo toda a agregação de valores ao gás.
De acordo com Foster, o investimento dará uma posição segura e sustentável ao país na produção de amônia. No entanto, ela confirma a ausência da definição do traçado do gasoduto a ser viabilizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) até Uberaba - destacando que a continuidade do duto até Uberlândia ainda não está confirmada oficialmente pela estatal. “Este traçado, até Uberaba, ainda não está definido, mas a expectativa é de fazê-lo o mais breve possível para a UFN V iniciar as operações em dezembro de 2014. Para Uberlândia, ainda não há previsão”, diz. Foster ainda esclarece que, desde quarta-feira, técnicos da Cemig e da Petrobras trabalham na definição do traçado em Uberaba e, nesta sexta-feira, os estudos deverão ser finalizados entre as partes.
Porém, ela salienta que a implantação da UFN V será feita exclusivamente pela Petrobras. O empreendimento se encontra atualmente na fase III, onde é elaborado o projeto básico para o início das obras, previstas para daqui a dez meses.
A presidente em exercício da Petrobras também garante que o valor da gasolina será mantido nos patamares atuais, independente da alta do petróleo, considerando inconcebível qualquer tipo de aumento. “Temos acompanhado, sistematicamente, de forma diária e horária, como se forma o preço e é inconcebível imaginar que repassaremos preços tão voláteis”, finaliza.