Anúncio de ontem pode ser um avanço de tratativas reveladas pelo ex-prefeito Anderson quanto a entendimentos com a Yara Brasil no campo da fábrica de amônia (Foto/Arquivo)
Petrobras assinou acordo com Yara Brasil para estudar potenciais parcerias no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção. A decisão foi anunciada em comunicado ao mercado, publicado nesta quarta-feira (28).
Segundo a estatal, o acordo assinado com a Yara Brasil é um memorando de entendimentos e não tem caráter vinculante. No comunicado, a companhia ainda afirmou que a medida está alinhada aos elementos do Plano Estratégico 2024-2028, que visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável e contribuir para o sucesso da transição energética no país.
O comunicado divulgado ao mercado não menciona o projeto da fábrica de amônia em Uberaba. No entanto, o anúncio parece ser um avanço das tratativas reveladas pelo ex-prefeito Anderson Adauto no ano passado.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, AA afirmou que conversas estavam em andamento com dirigentes da Yara Fertilizantes para que empresa assumisse o investimento para a retomada da implantação da planta de amônia em Uberaba.
Na época, Anderson até manifestou que o projeto foi levado para a direção internacional da empresa na Noruega e houve aceno positivo em relação ao empreendimento. A proposta seria para que a Yara fosse também a operadora da unidade.
A construção da planta de amônia começou em 2014, mas foi interrompida no ano seguinte. Desde então, lideranças políticas da cidade buscam um investidor privado para assumir o empreendimento e terminar a obra.
A retomada da planta de amônia é considerada um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro, ao lado de uma usina termoelétrica e da fábrica de biocombustíveis.