INVESTIGAÇÃO

PGR dá parecer favorável à quebra dos sigilos bancário e fiscal de André Janones

Gisele Barcelos
Publicado em 15/02/2024 às 21:16
Compartilhar

Após Polícia Federal solicitar a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à medida. A Corte ainda não se posicionou sobre o pedido.

No parecer, o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, manifestou que o caso de Janones se enquadra nas possibilidades de quebra de sigilos, diante de “fortes indícios” de irregularidades. “No caso, como os elementos de informação já reunidos apontam concretamente para a participação dos investigados no esquema de desvio de recursos públicos e recepção de vantagem indevida, não há dúvida quanto à necessidade do afastamento dos respectivos sigilos bancário e fiscal”, continua o documento.

O deputado é alvo de inquérito no Supremo, aberto em dezembro pelo ministro Luiz Fux por solicitação da PGR. A suspeita é de que tenham ocorrido desvios de salários no gabinete do parlamentar. A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa.

O processo foi movido após parlamentares de oposição terem apresentado notícias-crime contra o deputado. O esquema investigado pela PF veio a público após o vazamento de um áudio em que o deputado federal supostamente diz a funcionários do gabinete que parte deles teria que devolver uma quantia do salário para ajudar a pagar prejuízos com a campanha eleitoral de 2016. Na época, Janones concorreu à Prefeitura de Ituiutaba (MG), mas não foi eleito.

Assessores a quem Janones enviou o áudio ainda trabalham com o parlamentar e foram ouvidos pela Polícia Federal (PF) no caso. Para pedir as quebras de sigilo dos envolvidos, os investigadores apontaram divergências nos depoimentos.

O deputado André Janones ainda não se manifestou sobre o parecer da PGR. Desde que o caso veio à tona, o parlamentar nunca negou a autoria do áudio. Ele alega que a mensagem seria uma espécie de “vaquinha” para cobrir gastos de campanha. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por