As razões das ausências dos deputados nas sessões na Câmara Federal não ficarão restritas apenas aos gabinetes
As razões das ausências dos deputados nas sessões na Câmara Federal não ficarão restritas apenas aos seus gabinetes. A Mesa Diretora decidiu na quarta-feira (14) divulgar no portal Transparência o motivo das faltas justificadas dos parlamentares.
Medida será adotada a partir da próxima plenária, marcada para agosto. Atualmente é possível apenas verificar a relação das ausências justificadas e não justificadas de cada parlamentar. A proposta do terceiro-secretário, Odair Cunha, é aumentar a transparência no trabalho político.
Em consulta ao portal, a reportagem do Jornal da Manhã aferiu o relatório de frequência dos deputados federais com base eleitoral no município. No primeiro semestre a Câmara realizou 400 sessões plenárias.
O deputado Paulo Piau (PMDB) tem o maior número de faltas, contabilizando 70 ausências. Deste total, justificou 57, sem relatar o motivo de 13. Em seguida está o republicano Aelton Freitas, que justificou 34 das 61 faltas. O parlamentar não apresentou argumentação para 27 faltas. O democrata Marcos Montes esteve ausente 53 vezes, não justificando apenas três faltas.
Mediante o relatório, qualquer pessoa poderá consultar o motivo do não-comparecimento ao plenário. Somente as ausências sem justificativas são descontadas do salário do parlamentar.
No ano passado, 67% das ausências justificadas foram motivadas por viagens em missões oficiais autorizadas, como audiências públicas de comissões permanentes e diligências de comissões parlamentares de inquérito. Na sequência, as licenças para tratamento de saúde aparecem com 26% das justificativas.