A semifinal da Copa Libertadores da América não tirou a atenção dos uberabenses interessados em acompanhar o primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Rede Bandeirantes de Televisão, na quinta-feira (5). Lideranças ouvidas pelo Jornal da Manhã evidenciaram o bom desempenho de Plínio de Arruda Sampaio, candidato do Psol.
Entre elas, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba (Stiquifar), Maria das Graças Carriconde. A contundência nas ponderações e cobranças do presidenciável estabeleceu o diferencial, embora considere que todos foram desenvoltos. Eleitora declarada de Dilma Rousseff (PT), a sindicalista criticou os questionamentos voltados para o passado dos candidatos em perguntas formuladas entre os aspirantes. “Temos que pensar no Brasil do futuro, sem olhar no retrovisor”, analisou.
A boa performance do aspirante do Psol constou da observação do presidente da Aciu, Karim Abud Mauad. A iniciativa de fomentar a debate político foi fundamental, no seu entender, para ratificar ideias, bem como formar novos conceitos. “Todos passaram boa mensagem e as metas foram perfeitamente assimiláveis”, completou.
O advogado Guido Bilharinho teceu críticas a José Serra, que não se posicionou com clareza no tocante à política internacional. Por ter participado de outras eleições, o tucano teve bom desempenho em relação à principal oponente, Dilma Rousseff, em sua avaliação. A petista, no entanto, demonstrou ter muito conhecimento, evidenciando o preparo principalmente nas metas da educação brasileira. “Fernando Henrique não investiu no ensino superior, ao passo que o governo Lula transformou 14 instituições em universidades”, observou o advogado.