O presidente do PMDB estadual, Antônio Andrade, respondeu ao questionamento feito pelo vereador Marcelo Borjão (PMDB) sobre a fidelidade partidária
O presidente do PMDB estadual, Antônio Andrade, respondeu ao questionamento feito pelo vereador Marcelo Borjão (PMDB) sobre a fidelidade partidária. Resposta esta que vai contra o que disse o presidente do partido em Uberaba, Luiz Humberto Borges.
Ao ser ouvido pelo Jornal da Manhã, Luiz Humberto afirmou que não vê nenhuma irregularidade na postura dos filiados ao partido. Segundo ele, a base do governo municipal é formada por diversos partidos, com vários candidatos, sendo que o PMDB liberou os integrantes para que apoiem qualquer um. “As pessoas filiadas ao partido estão liberadas para trabalhar para quem quiser”, afirmou o presidente do PMDB na cidade. Segundo disse Luiz Humberto, o partido apoia seus candidatos, mas não pode obrigar todos a apoiar.
Já a resposta de Antônio Andrade citou a Resolução número 02/2010, que dispõe sobre a fidelidade partidária. De acordo com o texto, o artigo 9º determina que “entre os deveres dos filiados está o de respeitar as decisões partidárias pela escolha de candidatos nos diferentes níveis”. Diz ainda que o artigo 10º considera infração apoiar candidato diverso do adotado pelo órgão partidário competente.
Ao final, a direção estadual do PMDB comunicou a todos os seus órgãos municipais e ocupantes de cargos eletivos pelo partido que “torna-se obrigatório o apoio a candidaturas majoritárias do PMDB e coligações”. Ainda de acordo com a direção, “devem ser apoiados os candidatos à eleição proporcional (deputados federal e estadual), sob pena de ser instaurado processo disciplinar pelo órgão competente, nos temos do Estatuto e Código de Ética”.
O documento foi assinado pelo presidente Antônio Andrade e pelo secretário-geral Antônio Júlio de Faria. Segundo Borjão, a resposta apenas confirma o que ele já havia afirmado anteriormente, e que a declaração do presidente do PMDB local foi realmente equivocada. Para ele, peemedebistas da cidade não estão respeitando o estatuto.