Em funcionamento há pouco mais de um mês, o Cadastro de Inadimplentes da Prefeitura de Uberaba (Cadin) ainda funciona aquém do idealizado, conforme avaliação do secretário de Fazenda, Wellington Fontes. Todavia, o funcionamento a pleno vapor trará diversas dificuldades aos contribuintes em atraso com o fisco municipal.
O dirigente informou que a atividade precária deve-se à necessidade de sistema específico ora em desenvolvimento pela Codiub. Desde o início das operações, o Cadin está notificando os contribuintes com débito de multas a procurar a Sefaz em 15 dias, visando à quitação ou negociação do débito.
Decorrido o prazo, o departamento efetuará o lançamento no sistema, impedindo a expedição de certidões de regularidade fiscal no âmbito municipal. Mas a dor de cabeça aos devedores não ficará restrita apenas aos documentos da PMU. Wellington Fontes informou estar em curso negociação com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, gerando dificuldade junto ao comércio e rede bancária.