Solenidade de assinatura do contrato aconteceu nesta sexta-feira no Quartel da Guarda Municipal, na praça da Mogiana (Foto/Divulgação)
Foi assinado nesta sexta-feira (21) o contrato para formalizar a compra de novas câmeras para o sistema de videomonitoramento das ruas de Uberaba. A instalação dos equipamentos aguarda apenas a emissão da ordem de serviço, mas o prazo para concluir a implantação dos aparelhos não foi divulgado durante a solenidade.
Com valor de R$8.692.018,56 no período de três anos, o contrato prevê o fornecimento de 165 novas câmeras. Desse total, 120 são para substituir os equipamentos já instalados em pontos estratégicos da cidade e 45, para ampliar os locais com videomonitoramento.
De acordo com as informações da Secretaria de Defesa Social, a empresa contratada pela Codiub cedeu mais dez pontos extras para a instalação de câmeras. Com isso, haverá um total de 55 novos locais com videomonitoramento.
A lista dos novos lugares onde os equipamentos serão instalados não foi divulgada. A pasta justificou que os pontos não podem ser informados, por questões de segurança, e apenas anunciou que o mapeamento prevê a contemplação de Peirópolis com câmeras de vigilância.
Presente à cerimônia para a assinatura do contrato, a prefeita Elisa Araújo (PSD) salientou que será feita a ampliação de quase 50% no número de câmeras já existentes em Uberaba. “Isso é mais segurança para a nossa população, principalmente onde mais precisa, pois foi feita uma avaliação dos locais com maiores índices de criminalidade para decidir onde serão instaladas”, disse.
Já o secretário municipal de Defesa Social, Roberto Benigno, ressaltou que, além de ampliar os locais com videomonitoramento, o investimento permitirá que seja feita a revisão das 120 câmeras já existentes e a troca por aparelhos de tecnologia mais avançada. “Isso vai aumentar a qualidade da prestação de serviço da Guarda Civil Municipal e de todo o segmento de segurança da cidade”, posicionou.
Conforme a presidente da Codiub, outro benefício do contrato será a modernização do software utilizado no sistema de videomonitoramento para viabilizar uma abrangência maior do atendimento prestado.