A Prefeitura Municipal de Uberaba reagiu às colocações do governador Aécio Neves (PSDB) sobre haver divergências
A Prefeitura Municipal de Uberaba reagiu às colocações do governador Aécio Neves (PSDB) sobre haver divergências quanto ao projeto de construção do Hospital Municipal na cidade. Em entrevista à Rede Integração, na última quinta-feira (23), ele reafirmou seu compromisso de governo e de campanha eleitoral com Uberaba quanto à construção do estabelecimento hospitalar e garantiu que vai honrá-lo. Mas afirmou que há divergências ainda, com a necessidade de se discutir a dimensão, a capacidade de regionalização e a própria localização.
Segundo o prefeito Anderson Adauto, não há discordância entre o Estado e o Município. O projeto do Hospital Municipal já foi protocolado junto à Gerência Regional de Saúde e à Diretoria Regional e contempla exatamente o que o governador cita. “Trata-se de um hospital regional, cuja localização obedece à facilidade de acesso às rodovias”, disse Anderson, alegando que o processo de construção do hospital foi amplamente discutido com a sociedade uberabense, inclusive com os municípios da região.
De acordo com ele, a discussão se dá no âmbito da Gerência Regional de Saúde e Uberaba está cumprindo seu papel de cidade-polo, capitaneando essa discussão. Mas, para Anderson, essa não é uma responsabilidade só de Uberaba. Há previsão, para agosto, de um encontro na Secretaria de Estado da Saúde para detalhamento do projeto em conjunto com o governo do Estado.
Quanto à fala do governador, o entendimento é de que a informação é antiga e, certamente, o projeto ainda não chegou às mãos de Aécio. O projeto do hospital prevê a instalação de 166 leitos para atendimento de urgência e emergência de média complexidade.
Aécio disse conhecer os problemas da Saúde em Uberaba, principalmente quanto à falta de leitos. Mas garante estar atento a tudo isso e acredita que a discussão sobre a construção do hospital deve chegar a um bom termo.
Saia justa. Após a entrevista, o jornalista da Rede Integração acabou deixando o governador numa saia justa. Ele informou que, ao contrário do afirmado pelo governador, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberaba garantia que o projeto atendia a tudo o que Aécio havia colocado.
Sintonia. Em visita a prefeitos da região, o deputado Fahim Sawan comemorou o posicionamento do governador, acrescentando que não poderia esperar outra postura de Aécio, que demonstrou, ainda, sintonia com o companheiro de partido.
Fahim entende a necessidade de agilizar o processo da construção, mas defende um estudo sobre melhor localização do hospital. Para ele, a Univerdecidade seria o local ideal por dispor de grande área para a expansão do entorno do hospital e do acesso facilitado às rodovias.