Prefeitura de Uberaba oficializou a nomeação dos integrantes do Comitê Gestor do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa. A composição do grupo foi publicada em portaria no Porta-Voz.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), o comitê reúne representantes de 12 órgãos da Administração Municipal, além de integrantes da sociedade civil, entre eles membros dos conselhos municipais de Saúde e dos Direitos da Pessoa Idosa e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Criado em 2024, o Comitê Gestor é responsável por coordenar e acompanhar as ações do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa, iniciativa voltada à elaboração e execução de políticas públicas para promover o envelhecimento ativo, a acessibilidade, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população idosa.
O grupo tem caráter permanente, deliberativo e executivo. Entre as atribuições estão o planejamento de ações intersetoriais e o acompanhamento das medidas previstas pelo programa, que integra a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com a adesão ao programa, Uberaba tornou-se o segundo município de Minas Gerais a integrar a rede internacional, que reúne cidades comprometidas com a adaptação de serviços, espaços públicos e políticas para atender às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida.
De acordo com a portaria, os membros do comitê exercerão as funções sem remuneração, em atividade considerada de relevante interesse público.