Publicada no Porta-Voz de sexta-feira (27) a autorização para cessão de uso da área do Ceneg pela Prefeitura de Uberaba ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IF Triângulo) durante 50 anos.
Na Lei 11.010/2010, o município assumiu o compromisso de realizar a execução da rede ou galeria pluvial na avenida Randolfo Borges Júnior, meio-fio e sarjeta.
Agora, a reitoria busca agilizar a liberação de recursos junto ao governo federal, para recuperar o prédio totalmente depredado. Segundo o diretor do Campus Uberaba, Paulo Vitório Biulchi, projeto já existente aponta investimento próximo a R$ 3 milhões para recuperar e mobiliar as instalações.
Paulo Biulchi disse estimar o início das obras para este ano para permitir adequar o Centro de Qualificação Educacional, o Qualicentro voltado à capacitação de professores do Estado e município pertencentes ao ensino básico.
Segundo ele, a concretização do projeto irá referenciar 48 municípios da região abrangendo 822 unidades escolares atingindo 452 mil alunos.
Paralelo. Além da busca de recursos, está ocorrendo outra negociação paralela focada na área ao lado do Parque Fernando Costa, onde está instalada a Unidade II do IF Triângulo.
O diretor Paulo Biulchi disse ser intenção transferir a estrutura para a ABCZ que demonstra interesse em ampliar a dimensão do parque. A unidade, segundo informações, se tornou pequena para comportar o número de alunos em face da demanda pelos cursos de qualificação profissional.
Em contrapartida, se busca a incorporação de área na Univerdecidade próxima ao prédio do Ceneg visando a agregar mais espaço à estrutura já existentes permitindo desenvolver outros projetos.