População vai participar do debate sobre a aplicação do dinheiro da Prefeitura. Projeto do orçamento participativo já está sendo trabalhado na Secretaria Municipal de Planejamento e a comunidade deve ser chamada para apresentar demandas que serão inclusas na peça orçamentária de 2011.
Segundo o assessor de Orçamento Participativo, José Paulo Kefalás (PT), o mapeamento das regionais foi concluído e anteprojeto da ação está sendo desenvolvido para apresentar ao prefeito Anderson Adauto (PMDB). Kefalás adianta que para o sistema utilizado nas pré-conferências de saneamento teve como base a proposta de divisão dos bairros para debater o orçamento.
O assessor explica que a comunidade de cada região vai trazer prioridades sobre obras e também serviços nas áreas social, saúde, educação, entre outras. As propostas de cada regional serão levadas à plenária geral, em que representantes dos diversos bairros vão votar quais são as ações e projetos mais urgentes para entrar no plano de metas do ano seguinte.
O percentual a ser destinado para atender às demandas será previamente estabelecido pelo prefeito. “A ideia da administração é já começar as consultas em 2010 para formatar o orçamento do ano seguinte. Queremos que seja uma conquista permanente esse orçamento participativo”, declara.