A expectativa se Uberaba irá atingir ou ultrapassar os 300 mil habitantes ainda é uma incógnita. Questionado no plenário da Câmara, o coordenador do Censo 2010, Marcelo Tuychi, preferiu não adiantar qualquer prognóstico.
Segundo ele, a pesquisa já foi encerrada na cidade. O que está sendo feito agora é uma revisão de todos os setores, conduzida pelos supervisores, cujo término é 20 de novembro.
Foram detectadas cerca de mil residências fechadas e os profissionais estão retornando, visando a concluir a coleta de dados. Marcelo Tuychi ratificou que os moradores ainda não recenseados devem contatar a PMU pelo 3318-0800.
Ele enfatizou, contudo, que o solicitante deve checar com os demais moradores se realmente o recenseador não visitou o local. Situações, segundo Tuychi, têm sido recorrentes junto ao IBGE.
O presidente Lourival dos Santos (PCdoB) externou o plantão de funcionário da recepção da Câmara para receber os pedidos de recenseamento que também podem ser agendados pelo 0800-721-8181 ou pelo link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.
O resultado do recenseamento interfere no repasse de verbas do governo federal e nos programas sociais fomentados com verba pública. Se o contingente populacional ultrapassar 300 mil habitantes, o duodécimo da Câmara cairá de seis para 5%.
Legislativo terá de conter gastos, pois, independente do valor mensal a ser repassado pela Prefeitura, o número de cadeiras passa dos atuais 14 para 21 em 2012.