Cartórios em Uberaba registraram pouca movimentação na primeira semana de reabertura do cadastro biométrico dos eleitores. A coleta dos dados foi retomada no dia 1º de agosto e deve se estender até maio de 2024, segundo informações da Justiça Eleitoral.
De acordo com o chefe cartorário, Alexandre Petermann, houve 184 solicitações de operações no período de 1º até 7 de agosto, mas o número engloba tanto os atendimentos para cadastro de biometria quanto alistamento de novos eleitores e transferências de domicílio.
Petermann avalia que houve um leve aumento na procura nos primeiros dias, mas nada ainda significativo. No entanto, ele recomenda aos eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico para procurarem o cartório com antecedência.
Quem já cadastrou a biometria entre 2018 e 2020 não precisa comparecer ao cartório novamente. Segundo os dados do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral), 93,79% dos eleitores uberabenses fizeram o cadastro da biometria, o que corresponde a 218.762 pessoas. O sistema aponta que existem apenas 14.485 pessoas que ainda não fizeram a coleta da biometria na cidade – equivalente a 6,21% do eleitorado total.
Além do grupo que não fez o cadastro biométrico anteriormente, o eleitor que fez o primeiro título após o início da pandemia de Covid-19 também deve procurar o cartório.
Já as pessoas que transferiram o documento para Uberaba ou regularizaram o título cancelado nesse período só precisam fazer a coleta dos dados se não tiverem realizado o procedimento anteriormente.
Em Uberaba, o atendimento presencial continua a ser na rua Lauro Borges, 97. O horário de funcionamento é das 12h às 18 horas. É necessário levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam apresentar certificado de quitação do serviço militar.