Técnicos da empresa RHA Engenharia e Consultoria estiveram no local da obra em janeiro para dar continuidade à revisão do projeto (Foto/Divulgação)
Entrega da revisão do projeto técnico da barragem da Prainha, no rio Uberaba, foi adiada mais uma vez. Depois de diversas prorrogações de prazo, desde 2023, o trabalho agora estava previsto para ser finalizado em outubro. No entanto, um novo aditivo foi concedido à empresa e a data-limite do contrato foi estendida até 31 de dezembro de 2024.
Em nota, a Codau manifestou que os aditivos de prazo no contrato com a RHA Engenharia e Consultoria são em virtude da necessidade de revisões dos produtos entregues pela Leme Engenharia, que fez o projeto inicial. “Eles não propiciavam segurança para a sua implementação, em virtude dos inúmeros dados incompletos e imprecisos”, continua o texto.
A nota ainda informa, que a atual fase de revisão dos projetos contempla ainda a elaboração dos novos Planos de Segurança da Barragem e o de Ação de Emergência, entre outros materiais.
O presidente da Codau, Rui Ramos, havia posicionado anteriormente que a expectativa era realizar a licitação para retomada da obra e emitir a ordem de serviço antes do fim deste ano, o que não se confirmou. No entanto, com a nova extensão do prazo para entrega da revisão do projeto técnico da represa, a autarquia informou que o lançamento do processo licitatório deve sair para o começo do ano que vem.
A obra da represa no rio Uberaba começou em 2020 e estava prevista para ser entregue em 2021, mas está paralisada há quatro anos por problemas constatados no projeto.
Devido ao impasse, a Codau até rescindiu, em 2022, o contrato com a construtora Nóbrega Pimenta, que tinha vencido a licitação para executar a obra. (GB)