Com a decisão de construir a nova sede da Câmara Municipal de Uberaba em 2011 e a possibilidade de iniciar as obras já em fevereiro, começam a surgir os questionamentos sobre o destino do casarão onde atualmente está instalado o Paço Municipal. Possibilidades também deverão ser discutidas pelos vereadores logo nos primeiros dias de janeiro.
Situado na praça Rui Barbosa, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e ainda tem futuro incerto no que diz respeito à sua utilização. Segundo o vereador Itamar Ribeiro de Resende, eleito vice-presidente da Mesa Diretora da CMU para o biênio 2011/2012, não há uma definição dos vereadores sobre a questão. “Não sabemos ainda o que funcionará naquele local e nem mesmo se ele continuará recebendo departamentos da Câmara, mas uma hipótese a ser estudada é repassar o prédio à Fundação Cultural de Uberaba (FCU)”, revela.
Mesmo com a iminência da construção da nova sede da Câmara, o presidente eleito da Mesa Diretora, Luis Humberto Dutra, afirmou que deseja promover melhorias na edificação, devido à sua importância histórica. Mas, ele confirma que ainda não há uma definição do que será feito com o prédio, após a conclusão das obras do novo Pátio Municipal. “Queremos manter boa a estrutura e a aparência deste local para que os uberabenses e os visitantes vejam que ele está bem cuidado e continua bonito. Afinal, ele está localizado no centro da cidade”, revela. “Mas ainda precisamos discutir como ele será aproveitado”, complementa.
Dutra também adiantou, com exclusividade ao Jornal da Manhã, que há o interesse da nova Mesa Diretora em pintar o atual Paço Municipal.