DECISÃO

Prefeita anuncia intervenção no Hospital da Criança de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 04/04/2023 às 16:10Atualizado em 05/04/2023 às 06:10
Compartilhar

Hospital da Criança, um patrimônio da saúde em crise. (Foto/Arquivo)

Gestão do Hospital da Criança passará por intervenção. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (4) pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), após conclusão de um diagnóstico que identificou as deficiências da administração da unidade e apontou alternativas para sanar os problemas.

Segundo a chefe do Executivo, o levantamento sobre a situação do Hospital da Criança foi solicitado no fim do ano passado diante das dificuldades observadas na unidade. Elisa afirma que a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube e administradora do Hospital Regional, se disponibilizou para realizar o estudo sem custos e o resultado final foi apresentado nesta terça-feira. Os detalhes não foram divulgados porque se trata de um estabelecimento privado e os dados são confidenciais.

Com o diagnóstico em mãos, a prefeita afirmou que havia elementos para embasar a proposta de intervenção na gestão do hospital. “Foi colocada na mesa em uma reunião com as partes envolvidas e acatada pela diretoria do Hospital de Criança de forma consensual. Dentro da realidade exposta, a gente entendeu que teria que trazer alguém mais técnico para a administração da unidade, com experiência para implantar processos padronizados e novas tecnologias. Agora vamos promover a formalização desse ato”, salientou.

A chefe do Executivo posicionou que a Prefeitura não assumirá a gestão do Hospital da Criança. De acordo com ela, a direção do Hospital definirá a entidade gestora dentro do processo de intervenção administrativa, com acompanhamento do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Saúde.

“Não podemos assumir a administração do Hospital da Criança, que é um estabelecimento privado. A intervenção proposta é que venha um ente administrador profissional de saúde para operar. Como a Sociedade Educacional Uberabense foi quem fez o diagnóstico, poderia ser ela. Mas também pode ser outra entidade”, acrescentou.

Conforme a prefeita, a expectativa é que a intervenção esteja formalizada até o fim deste mês e agora estão sendo definido como será o modelo utilizado no processo. 

Quanto aos recursos destinados ao Hospital da Criança, a chefe do Executivo assegura que não haverá redução. Segundo ela, com o avanço dos trabalhos no período de intervenção, poderá até ser viabilizado o aumento da verba. “Sei que hospital tem um déficit financeiro. Sei que está com dificuldades, mas não consegue me provar isso justamente pelas falhas na administração. Com uma gestão mais técnica, a gente pode conseguir até ampliar o repasse, buscar emendas e aumentar a produtividade para aumentar o teto para receber os recursos federais e estaduais”, manifestou.

A procuradora-geral do Município, Fabiana Gomes Pinheiro, informou que a forma para oficializar a intervenção será discutida em conjunto com o Ministério Público e Judiciário nos próximos dias para definir se a questão pode ser conduzida administrativamente. Ainda não há confirmação se será necessária a publicação de um decreto de intervenção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por