Alvo recente de denúncia, a falta de refrigeração do caminhão utilizado para o transporte e a condição dos alimentos servidos aos alunos estão sendo analisadas em processo
Caminhão da empresa foi flagrado pelo vereador Tulio Micheli transportando carne recolhida por não estar em condições de consumo com outras para entrega e sem refrigeração (Foto/Divulgação)
Prefeitura está com processo sancionatório em andamento para aplicar penalidades à empresa responsável pelo fornecimento da merenda. A condição dos alimentos oferecidos às unidades escolares e a falta de refrigeração no caminhão utilizado para transporte dos produtos estão sendo analisados no procedimento, segundo a prefeita Elisa Araújo (PSD).
Em entrevista à Rádio JM, a chefe do Executivo assegurou que a fiscalização do serviço está ativa e argumentou que o recolhimento das carnes impróprias para consumo ocorreu por determinação da própria equipe da Prefeitura. “A Secretaria de Educação identificou o problema e impediu que a carne fosse servida. Nenhum alimento inadequado foi disponibilizado às nossas crianças [...] Estamos fazendo a nossa parte, vamos aplicar as sanções à empresa e seguir fiscalizando conforme sempre fizemos”, ponderou.
No entanto, a prefeita reconheceu que a denúncia apontou problemas nas condições de transporte da merenda, já que a empresa estava utilizando o veículo sem refrigeração e misturando produtos para entrega com os itens recolhidos. “Aquele caminhão achei que estava um nojo e a empresa vai receber a sanção necessária. Não seremos omissos em relação a isso”, declarou.
Elisa ressaltou ainda não ser possível especificar quais sanções serão aplicadas à terceirizada, pois o processo disciplinar ainda não foi concluído e os documentos estão sendo juntados para comprovar infração contratual. “Dentro do contrato prevê sanções desde multa a suspensão. Vai depender de acordo com o que for comprovado no processo”, acrescentou.
Questionada, a prefeita argumentou que é precoce falar sobre a possibilidade de rescisão do contrato com a Soluções Serviços Terceirizados. Segundo ela, até então, não tinham sido constatados problemas no atendimento realizado pela contratada. “A atual empresa ganhou licitação e, até esse momento, fez a parte dela de forma adequada. Sempre abriu as portas para a gente fiscalizar e nunca se opôs. Até esse momento, sempre que teve qualquer questionamento, ela esteve aberta pra construir a solução”, justificou.