(Foto: Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo, acompanhada da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, visitou na tarde desta sexta-feira, 8, o Centro Especializado em Reabilitação (CER), durante os trabalhos da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre (OOIT) de Diamantina.
Na oportunidade, a chefe do Executivo acolheu demanda dos pacientes e dos servidores do CER e conheceu o trabalho da oficina ortopédica, que nesta etapa atendeu cerca de 140 pacientes por meio de pactuação entre a Regulação de Uberaba e a Microrregião de Frutal/Iturama.
Na primeira visita, feita entre os dias 5 e 8 de dezembro, foram realizadas medições precisas e prescrições detalhadas para cada equipamento, garantindo as necessidades específicas de cada paciente. A previsão é de que, em um prazo médio de 90 dias, uma nova visita da Oficina Itinerante ocorra ao município, para prova e entrega das peças aos beneficiários.
A Oficina funciona em um caminhão adaptado, que se desloca para diversos municípios. A equipe é composta de profissionais especializados, como fisioterapeuta, técnicos de órtese e prótese, sapateiro e motorista. Este grupo se dedica à confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de adaptações, ajustes e pequenos reparos em equipamentos já em uso pelos pacientes.