Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde justificou que a abertura da unidade foi adiada devido ao atraso na montagem do mobiliário para a recepção e de equipamentos de informática
Prefeitura adiou abertura da unidade que dará suporte ao atendimento a emergências para desafogar a UPA São Benedito (Foto/Prefeitura)
Prefeitura adiou abertura da unidade que dará suporte ao atendimento a emergências para desafogar a UPA São Benedito. Na tarde desta segunda-feira (16), a entrada em operação havia sido anunciada para a terça-feira (17). Porém, duas horas depois, a administração municipal comunicou que o início das atividades seria postergada para o dia seguinte. Com isso, o serviço começará a funcionar somente na quarta-feira (18), a partir das 7h da manhã.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde justificou que a abertura da unidade foi adiada devido ao atraso na montagem do mobiliário para a recepção e de equipamentos de informática. A pasta posicionou que decidiu pela mudança da data para melhor atendimento e conforto dos pacientes.
A unidade de pronto atendimento provisório foi instalada no antigo prédio do Centro de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), atrás do Hospital Regional. O secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, informou que o funcionamento será regime de plantão 24 horas, sete dias por semana. “Para o local, serão destinados os casos leves e moderados. Os pacientes mais graves serão encaminhados para a UPA São Benedito”, salientou.
De acordo com as informações da Prefeitura, a equipe contará inicialmente com 23 profissionais por dia. O serviço será gerenciado pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para dar suporte na assistência à população.
Para abrigar o pronto-atendimento provisório, o antigo imóvel do Cemdhi foi readequado para assistência com três salas de consultório, sala para acolhimento e classificação de risco, farmácia e posto de coleta de exames laboratoriais, além da otimização da estrutura da recepção, dos sanitários e da sala administrativa da unidade.
A decisão de abrir a unidade 24 horas no antigo prédio do Cemdhi foi tomada porque a UPA do Mirante ainda está fechada à espera de reparos e existe uma tendência de aumento nos casos de Covid-19 no início do ano. Desta forma, o atendimento em local alternativo foi prometido pela Prefeitura para evitar superlotação na UPA São Benedito.