Atendimento no Hospital da Criança (Foto/JC Duran)
Em meio a alto volume de reclamações sobre o Hospital da Criança, Prefeitura analisa abertura de segundo pronto-atendimento infantil no Hospital Regional. A medida foi confirmada pela secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, em entrevista à Rádio JM na manhã desta terça-feira (2), mas ainda não há data para entrar em operação.
De acordo com a titular da pasta, em caso do Hospital da Criança não aceitar a intervenção proposta no mês passado, a administração municipal já vinha estudando um plano alternativo para o atendimento pediátrico em Uberaba. Valdilene informou que a intenção é abrir um segundo pronto-atendimento infantil para aborver parte da demanda.
"Temos uma medida emergencial para que a gente melhore e amplie o atendimento. Não vamos tirar tudo do Hospital da Criança ou descredenciar, mas precisamos ampliar o pronto-atendimentoninfantil em outro local para que a populaçãonao fique dependente de apenas um serviço", disse.
A secretária informou que está sendo avaliada a possibilidade de adaptar uma unidade básica de saúde para oferecer o pronto-atendimento infantil ou abrir o serviço no prédio do Hospital Regional, o que deverá ser o caminho mais viável.
Segundo a titular da Saúde, reuniões já estão em andamento com a equipe técnica de gestão do HR e também com pessoal da área de engenharia para definir o que seria necessário para colocar o segundo pronto-atendimento pediátrico no complexo.
"O Hospital Regional uma estrutura muito boa e tem espaço para colocar pronto-atendimento, mas precisamos também de equipamentos", acrescentou.
A secretária afirmou que, devido a uma emenda do ex-deputado Heli Andrade, a Prefeitura já tem verba disponível para fazer as adequações nas instalações e adquirir os equipamentos para ampliar o atendimento pediátrico.
No entanto, Valdilene argumentou que não é possível especificar ainda uma data para a entrada em operação do segundo pronto-atendimento infantil, pois aguarda um posicionamento da equipe de engenharia do que será preciso executar nas instalações do Hospital Regional.
"Estamos tentando trabalhar mais breve possível", manifestou.
Em paralelo, a secretária declarou que o departamento jurídico da Prefeitura também está analisando se um aditivo pode ser feito no contrato com a Sociedade Educacional Uberabense/Uniube, atual responsável pelo gerenciamento do Hospital Regional, para que incluir o pronto-atendimento infantil na prestação de serviços