A Prefeitura está chamando a população à responsabilidade no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A ação vem sendo desenvolvida através de ligações telefônicas aos moradores da cidade, que, ao darem o sinal verde para o operador de telemarketing, ouvem uma mensagem em que são conclamados a colaborar com a eliminação do inseto, “porque você é o melhor agente de saúde da sua casa”.
A PMU orienta para que semanalmente seja feita uma busca nas residências visando a acabar com os focos, além de destacar a necessidade de manter caixas-d’água bem tampadas, guardar pneus em locais cobertos e, especialmente, limpar os bebedouros de animais e colocar areia nos vasos de plantas – lembrando que as larvas do mosquito são encontradas principalmente nestes dois últimos objetos, conforme já identificado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo balanço do serviço de telemarketing, desde que iniciada a segunda campanha contra a dengue (via telefone), em 8 de dezembro do ano passado, foram efetivados nada menos do que 3.391 contatos telefônicos, ou seja, aqueles em que o morador aceitou ouvir a mensagem até o final. O número total de ligações não foi disponibilizado. Na primeira etapa do trabalho, que começou em 12 de abril de 2010, foram 15.694 contatos efetivos.
Números divulgados ontem pela SMS dão conta da confirmação, durante todo o ano que passou, de 2.310 casos de dengue clássica e dois de dengue por complicações. Outras 652 suspeitas foram descartadas e 248 ainda aguardam resultado de exames de laboratório. Onze casos foram inconclusivos, sendo que no total a Secretaria fez 3.223 notificações da doença.
Nos primeiros dias de janeiro, a SMS coletou dados referentes ao 1° Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011, e, de acordo com o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, este diagnóstico garantirá as informações necessárias para embasar as próximas ações do ano. Por meio da assessoria de imprensa da pasta, ele disse que os resultados apurados servirão também de base para o direcionamento das ligações do telemarketing, visando a atingir os moradores dos bairros onde a presença do mosquito for maior.