Diferente do programado pelo governo de Minas Gerais, que prometeu pagar o 13º salário do funcionalismo em parcela única, no mês de dezembro, a Prefeitura de Uberaba já pagou a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais em julho passado. O secretário municipal de Administração, Carlos Dalberto Júnior, informou que o cronograma de pagamento da segunda parcela segue sem alteração, devendo ocorrer no dia 20 de dezembro.
O adiantamento de metade do benefício custou cerca de R$24 milhões para mais de 12 mil servidores ativos e aposentados. A antecipação do pagamento do 13º salário foi anunciada em junho pelo governo municipal. As secretarias de Administração e da Fazenda manifestaram que o adiantamento foi possível após uma análise detalhada, concluindo que não haverá sobrecarga orçamentária e financeira para o município.
Desde o início do mandato, a prefeita Elisa Araújo (SDD) tem feito a antecipação do benefício para o funcionalismo. No primeiro ano de governo, o adiantamento do décimo terceiro foi anunciado após a Prefeitura registrar crescimento na arrecadação em 2021.
O governo de Minas, nos últimos três anos, pagou o benefício em parcela única no mês de dezembro. Pelo menos 630 mil servidores (ativos e inativos) e 52 mil pensionistas devem receber o abono no Estado. O governo estadual deve depositar em torno de R$4,1 bilhões nas contas dos servidores.