Criado ontem pela administração municipal o Comitê de Acompanhamento da Gripe Suína, um órgão que, segundo o prefeito Anderson Adauto, terá caráter técnico e político
Criado ontem pela administração municipal o Comitê de Acompanhamento da Gripe Suína, um órgão que, segundo o prefeito Anderson Adauto, terá caráter técnico e político ao mesmo tempo. “Ele terá técnicos, que são as pessoas do ramo e que entendem do assunto e sabem o que precisa ser feito. Mas terá também pessoas que possam trabalhar no sentido de dar maior divulgação, maior visibilidade possível sobre as decisões técnicas desse comitê”, explica.
A reunião começou tensa, com a participação dos vereadores, que cobraram ações mais concretas, como o cancelamento de show sertanejo, realizado na noite de ontem, com expectativa de grande público. Até a Festa de Nossa Senhora da Abadia entrou na lista dos eventos que deveriam ser cancelados. O vereador Marcelo Borjão chegou a afirmar que a administração municipal estava sendo omissa, título imediatamente refutado pelo secretário municipal da Saúde, Valdemar Hial.
Os ânimos ficaram acirrados e o vereador Afrânio Lara Resende chegou a trocar farpas com o representante da 5ª Região da Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigues, que pediu para que deixassem o emocional de lado, lembrando que Uberaba tem sua própria personalidade. Fala do oficial se referia ao posicionamento do vereador, que chegou a comparar Uberaba com outras cidades que saíram na frente na adoção de ações preventivas, como Uberlândia.
Espanhola. A reunião, que se estendeu por mais de três horas, teve seu ponto alto com a fala da médica infectologista Cristina Hueb Barata. Segundo ela, Uberaba é a primeira cidade de Minas envolvida no plano de contingência estabelecido no País. Desde 29 de abril, foi formada uma comissão de técnicos e especialistas que estudam a evolução do vírus e da doença, conseguindo identificar melhor as medidas e maneiras de prevenção. Para ela, a visão que se tem da gripe suína é a mesma da gripe espanhola, que exterminou 68 milhões de pessoas em 1918.
Embora afirme que o vírus está circulando na cidade desde o início de junho, garante que não há nenhum caso oficialmente comprovado e que apenas 2% dos casos de gripe podem ter complicação. O restante, 98%, evolui para gripe normal. “A população deve entender que a gripe suína vai se comportar como uma gripe sazonal, normal da época de inverno”, disse a especialista, acrescentando que o risco é de dois a três meses, com o tempo entrando na curva descendente.
Ações. Mesmo assim, a Prefeitura decidiu que, após a realização da Festa da Abadia, nenhum evento será realizado em local fechado, com orientação aos organizadores na hora da liberação do alvará. Entretanto, o prefeito considera “muito difícil sair proibindo tudo antes de ter um caso concreto”.
O comitê terá a participação da sociedade civil organizada, hospitais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, igrejas, templos, Gerência Regional de Saúde e Prefeitura Municipal.
Além do material informativo fornecido pelos governos federal e estadual, a Prefeitura vai intensificar campanha educativa, com faixas, panfletos e orientação na mídia. Para Anderson, o comitê terá a função de multiplicar ações. “O norte deve ser dado por quem é do ramo e entende do assunto, para não criar pânico”, encerrou.