Após audiência no ano passado, Prefeitura e EXP Parking analisam proposta de conciliação referente ao contrato de concessão do estacionamento rotativo em Uberaba. Os termos do possível acordo e a previsão para um posicionamento final não foram informados pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes.
O imbróglio em torno da gestão do estacionamento rotativo se arrasta há quase dois anos. Em março de 2023, a empresa confirmou que pretende deixar a cidade e encerrar a prestação de serviço. No entanto, a EXP Parking demandou a restituição de R$3 milhões dos R$4,5 milhões que pagou pela concessão em processo licitatório, alegando baixo retorno financeiro devido à falta de fiscalização por parte da Prefeitura.
Diante do impasse, o caso desaguou na Justiça e uma audiência foi realizada no ano passado e agora as duas partes analisam uma proposta de conciliação. Enquanto isso, o contrato de concessão segue vigente.
Em nota, o governo municipal informou que o estacionamento rotativo continua operando normalmente até o encerramento das tratativas com a concessionária do serviço.
Confirmada a saída da EXP Parking, a Prefeitura terá de definir o destino do estacionamento rotativo, seja com a abertura de licitação para selecionar nova concessionária ou a retomada da operação pelo próprio município.
Em gestões passadas, chegou até a ser feito o repasse da gestão do estacionamento rotativo para o Hospital Hélio Angotti. Porém, o estabelecimento também manifestou que a arrecadação não era suficiente para cobrir as despesas de manutenção e decidiu por encerrar a parceria.