O sistema implantado em 2010 consiste em informar o usuário em tempo real sobre o posicionamento dos ônibus de cada linha por meio de painéis, site e aplicativo
Os painéis, instalados em diversos pontos, informam o tempo de chegada dos ônibus de cada linha (Foto/Reprodução)
Prefeitura abriu licitação destinada a contratar empresa para manter o sistema de monitoramento da frota de ônibus em Uberaba, implementado em 2010. As empresas interessadas em disputar o contrato têm prazo até 31 de outubro para enviarem propostas de preço.
O contrato está estimado em R$7.346.333 para um período de 60 meses. O montante inclui a locação de todos os equipamentos necessários e, também, a prestação dos serviços de instalação, manutenção e suporte técnico para a continuidade do monitoramento da frota.
A princípio, o novo contrato não prevê a implantação de novas ferramentas para a consulta das linhas de transporte coletivo. Conforme as informações da Secretaria Municipal de Administração, a vencedora do certame apenas deverá manter o sistema que permite ao usuário acompanhar onde está cada veículo, por meio dos painéis localizados nos pontos de ônibus, no site da Prefeitura e, também, pelo aplicativo Busu.
O sistema de monitoramento da frota foi implantado em 2010, na gestão do ex-prefeito Anderson Adauto. Inicialmente, era possível a consulta da localização dos veículos pelo site da Prefeitura e, também, nos painéis eletrônicos que começaram a ser instalados nos pontos de ônibus.
O primeiro painel foi colocado na porta do Centro Administrativo da Prefeitura e foi o pontapé para a instalação de outros 26 nos seguintes locais: Subterminal rodoviário São Benedito (2), praça Rui Barbosa (2), avenida Leopoldino de Oliveira (13), avenida Fidélis Reis (4), avenida Nenê Sabino, em frente à Uniube (1), avenida Tutunas, em frente à Fazu (1), rua Manoel de Melo Rezende, em frente à Facthus (1), avenida Dom Luiz Maria de Santana, em frente à Prefeitura (2), e na praça Frei Eugênio (1).
As ferramentas de consulta foram ampliadas no governo do ex-prefeito Paulo Piau, com o lançamento do aplicativo de celular, para facilitar o acesso ao monitoramento das linhas de ônibus pelo usuário.