PUNIÇÃO

Prefeitura multa empreiteira por não cumprir contratos dos viadutos na BR-050

Gisele Barcelos
Publicado em 28/06/2023 às 22:54Atualizado em 29/06/2023 às 18:12
Compartilhar

Obra do viaduto da avenida Interbairros (do Cyrela) foi concluída recentemente com mão de obra própria da Prefeitura (Foto/Arquivo)

Após diversos problemas para concluir os viadutos na BR-050 e da avenida Interbairros, a empresa Concrepoxi foi multada pela Prefeitura por descumprimento do contrato.  A construtora, com sede em Recife (PE), deverá pagar R$96.427,75 ao município e também está sujeita a outras sanções devido aos atrasos para a entrega do serviço.

Além da multa, a Prefeitura também penalizou a empreiteira com suspensão de contratar com o Município pelo prazo de dois anos e declaração de inidoneidade para licitar ou impedimento temporário para contratar com a administração pública. A empresa tem prazo de 15 dias úteis para recorrer da decisão. 

As penalidades já aplicadas são referentes ao viaduto na BR-050, que fazia parte do pacote de obras de travessia urbana nas rodovias que passam por Uberaba. A Concrepoxi assumiu e retomou a construção do viaduto na região do Recreio dos Bandeirantes em 2020. 

O contrato previa quatro meses para finalizar a obra, porém os trabalhos se arrastaram e houve diversas paralisações até que a empresa manifestou que não conseguiria concluir o serviço. As penalidades foram aplicadas porque a empresa deixou de executar 27% dos serviços previstos no contrato.

Para minimizar os transtornos, a Secretaria de Serviços Urbanos executou com máquinas e equipe própria aplicação da nova capa asfáltica na pista para liberar o tráfego no trecho da rodovia. Entretanto, a passagem inferior do viaduto está inacabada até hoje.

Segundo as informações da pasta, a empresa ainda responde a um outro processo sancionatório em função dos problemas na execução do viaduto Cyrella.

Em 2020, a Concrepoxi também venceu processo licitatório para executar o viaduto sobre a linha férrea e fazer o para prolongamento da avenida Interbairros. O prazo inicial para concluir a obra era de oito meses, com previsão de entrega para o fim do mesmo ano. No entanto, após entraves na execução do trabalho e a vigência do contrato foi prorrogada para 2021. 

Um novo aditivo foi concedido no início de 2022, estendendo por mais três meses o prazo para finalizar o serviço. A empresa ainda foi notificada em dezembro de 2022 devido ao abandono do canteiro de obras. Por fim, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras assumiu e finalizou a obra, inaugurada no ano passado

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por