Direção do Sindicato dos Servidores Públicos foi recebida pela prefeita Elisa Araújo para reunião de negociação, mas não houve proposta para a categoria (Foto/Prefeitura)
Primeira reunião entre prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) e sindicalistas terminou sem avanço em negociação salarial para 2023. Diferente do esperado, governo municipal não apresentou proposta de reajuste para os servidores da Prefeitura, na sexta-feira (17). O índice deve ser anunciado somente em uma nova rodada em março.
Por meio de nota, o SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba) informou que não houve apresentação de proposta de reajuste salarial ontem devido ao anúncio do novo reajuste do salário mínimo, um dia antes, pelo governo federal. Com isso, a Prefeitura justificou que precisará realizar novos estudos orçamentários, analisando o impacto do mínimo a partir de maio.
Sendo assim, o sindicato posicionou que as negociações permanecem abertas e a categoria aguardará uma proposta de reajuste que deve ser apresentada pelo Executivo em reunião programada para o dia 1º de março.
O funcionalismo da Prefeitura pleiteia reajuste de 18,93% em 2023. O percentual abrange a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2022, mais 6% não aplicados no ano passado e 7% de ganho real para reposição de perdas salariais desde a implantação do plano de cargos e salários.
Outra demanda dos servidores da Prefeitura é o aumento de 30% do tíquete-alimentação, passando de R$800 para R$1.040, e a garantia do pagamento da Gratificação Natalina este ano.