Conforme a Administração Municipal, agora é preciso adequar a frequência de divulgação dos boletins porque o contexto atual é diferente
Prefeitura tenta mudar frequência de divulgação dos boletins epidemiológicos da Covid-19. Até então, o relatório é atualizado diariamente. No entanto, projeto enviado à Câmara Municipal busca viabilizar que o levantamento passe a ser publicado semanalmente.
A matéria estava na pauta da sessão de ontem, mas nem chegou a ser discutida em plenário. Integrante da comissão de Saúde e Saneamento da Câmara, o vereador Tulio Micheli (SDD) solicitou a retirada da assinatura do parecer que constava no projeto e informou que apresentaria um parecer em separado por discordar da proposta. Diante da situação, o líder do Executivo, Almir Silva, retirou o projeto da pauta e deve colocá-lo novamente para votação ainda este mês.
Na justificativa, o Executivo posicionou que a divulgação diária dos boletins epidemiológicas foi adotada durante a pandemia de Covid-19 devido à necessidade de monitoramento para ação de medidas para enfrentamento.
Conforme a Administração Municipal, agora é preciso adequar a frequência de divulgação dos boletins porque o contexto atual é diferente. “A Secretaria de Saúde passou a examinar possíveis providências que se mostraram necessárias ao aprimoramento da divulgação das informações epidemiológicas da Covid-19, considerando o arrefecimento dos casos no Município de Uberaba, bem como o avanço da imunização da população”, continua o texto.
Ainda na justificativa, o governo municipal salientou que os esforços da Secretaria de Saúde estão direcionados para outras ações e que também são importantes para o atendimento à comunidade. “A adequação da frequência na divulgação dos boletins epidemiológicos possibilita que aqueles servidores que consolidam informações diariamente (inclusive finais de semana e feriados) possam exercer outras funções”, posicionou.
O Executivo ainda manifestou que a mudança na periodicidade não afeta a transparência, pois as informações sobre a Covid-19 continuarão a ser consolidadas e divulgadas a toda população de Uberaba em um intervalo maior.