Presidente Fernando Mendes diz que a força do Legislativo no atual mandato deve garantir a reeleição de grande parte dos vereadores (Foto/July Borges/CMU)
O presidente da Câmara, Fernando Mendes (MDB), acredita em reeleição de 70% dos vereadores da atual legislatura no pleito ano que vem. Sem mencionar nomes, o parlamentar argumentou que a alta expectativa de continuidade se deve à atuação forte do Legislativo ao longo da atual legislatura.
Se a previsão do emedebista for confirmada nas urnas em 2024, isso representaria o retorno de até 15 vereadores atuais para um novo mandato a partir de 2025.
Embora o número pareça alto, a análise do presidente da Câmara não está tão longe do percentual de reeleição observado na eleição municipal de 2020. Na época, a Casa ainda tinha apenas 14 cadeiras e 11 vereadores se colocaram como candidatos à reeleição.
Do total de vereadores candidatos à reeleição, seis obtiveram votos suficientes e conseguiram retornar à Câmara para um novo mandato. Isso representa quase 64% dos então parlamentares que estavam no páreo.
Além de esperar o retorno de grande parte da atual legislatura para um novo mandato em 2025, Mendes também acredita que entre os vereadores deverão ser apresentados quatro nomes para a disputa em 2026.
Segundo o emedebista, dois deputados estaduais e dois deputados federais podem sair do atual grupo de vereadores. Questionado, ele se esquivou de citar os nomes que teriam mais chances em alçar vagas na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.