O presidente do PMDB local, Luiz Humberto Borges, não vê nenhuma irregularidade na postura dos filiados ao partido. Esta semana, o vereador peemedebista Marcelo Borjão cobrou do presidente do partido no Estado, Antônio Andrade, explicações sobre a questão da fidelidade partidária.
O foco do vereador são aqueles filiados ao PMDB que estão apoiando candidatos de outros partidos. Segundo Luiz Humberto, a base do governo municipal é formada por diversos partidos, com vários candidatos, sendo que o PMDB liberou os integrantes para que apoiem qualquer um.
Os principais exemplos são o PR e o PSL, que não estão na base do candidato ao governo de Minas, Hélio Costa (PMDB), e sim da base do governador Antonio Anastasia (PSDB). Mesmo assim, vários peemedebistas estão apoiando os candidatos a deputado federal e estadual do PR e PSL, respectivamente, Aelton Freitas e José Luiz Alves, no caso de Uberaba.
“As pessoas filiadas ao partido estão liberadas para trabalhar para quem quiser”, afirmou o presidente do PMDB na cidade. Segundo Luiz Humberto, o partido apoia seus candidatos, mas não pode obrigar todos a apoiarem. Ele citou os casos do vereador Cléber Cabeludo e do próprio prefeito Anderson Adauto, ambos do PMDB, que pediram licença dos cargos que ocupam para trabalhar na campanha de Hélio Costa. “Eles estão atuando como cidadãos e não como detentores de cargos pelo partido”, concluiu Luiz Humberto.