Avenida Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes, em Uberaba (Foto/Arquivo PMU)
Com conclusão esperada desde novembro, a obra de revitalização da avenida Padre Eddie Bernardes deve ser entregue em, aproximadamente, 40 dias. A estimativa é do secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio de Sousa Filho, que explicou as últimas etapas para finalizar o serviço.
A primeira fase de obra foi a drenagem pluvial, que consistiu na implantação de mais de dois quilômetros de rede e ramais, 39 caixas coletoras de água e ainda de 146 bocas de lobo duplas na avenida, nas ruas perpendiculares e no canteiro central. Também foi realizado o levantamento planialtimétrico na via para definir a altura e o grau de declive que auxiliarão no recapeamento.
Com a finalização desses serviços, a obra agora está na etapa de ajardinamento do canteiro central. Em seguida, será feito o reperfilamento da base de asfalto e recapeamento total da via. “Tivemos um atraso no prazo de entrega da obra, não só pela chegada do período das chuvas, mas também por algumas situações encontradas, como a parte da estrutura da via que sofreu infiltrações e deformidades pelo crescimento das raízes das árvores, além do encontro de pedra-sabão, que demandou certo tempo para a retirada”, explicou.
Conforme o titular da pasta, a revitalização da avenida deve ser concluída em, aproximadamente, 40 dias, mas o cronograma também depende do comportamento das chuvas nas próximas semanas.
Ao todo, R$5,6 milhões devem ser investidos na obra de revitalização da avenida Padre Eddie. A execução do serviço é aguardada há anos por moradores do local que sofrem com enchentes no período de cheia, devido aos casos de inundação provocados pelo Córrego dos Carneiros, que corta a avenida. Em outubro de 2021, uma mulher morreu no local, após ter seu carro arrastado pela enxurrada.