INTENÇÕES DE VOTO

Primeiras pesquisas sobre corrida Eleitoral em Minas Gerais são divergentes

Marconi Lima
Publicado em 15/12/2025 às 21:00
Compartilhar

Levantamentos recentes sobre a corrida eleitoral 2026 revelam divergências nos números em Minas Gerais, tanto para o governo do Estado quanto para o Senado. Enquanto o Instituto F5 Atualiza Dados indica liderança do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), com 25% das intenções de voto, o Real Time Big Data aponta o parlamentar com percentual significativamente maior, chegando a 42%.

A pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro, ouvindo 1.560 eleitores em todas as regiões do estado. O levantamento apresenta margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Já o estudo do Real Time Big Data entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 8 e 9 de dezembro, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário estimulado completo do F5, Cleitinho lidera com 25%, seguido pelo deputado federal e ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 7%, e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), com 5%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o ex-presidente da Câmara Municipal da capital, Gabriel Azevedo (MDB), aparecem empatados com 4%. Já o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, e o vice-governador Mateus Simões (PSD) somam 3% cada um, enquanto Túlio Lopes (PCB) registra 1%.

No levantamento do Real Time Big Data, Cleitinho aparece com 38% das intenções de voto em um dos cenários apresentados, seguido por Alexandre Kalil, com 18%. O vice-governador Mateus Simões soma 9%, e Gabriel Azevedo aparece com 4%, evidenciando um quadro mais concentrado em torno dos principais nomes.

A divergência entre os institutos também se repete na disputa pelo Senado, que terá duas vagas em jogo. Pelo Instituto F5 Atualiza Dados, o senador Carlos Viana (Podemos) lidera, com 16%, seguido pelo secretário de Governo, Marcelo Aro, com 10%. A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o deputado federal Domingos Sávio (PL) aparecem com 9% cada um. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), tem 5%.

Ainda segundo o F5, os deputados Cristiano Caporezzo (PL) e Eros Biondini (PL) registram 3% cada um, enquanto o vereador de Belo Horizonte Vile (PL) soma 1%. Indecisos representam 24% do eleitorado e votos em branco ou nulos chegam a 18%.

Já o Real Time Big Data aponta Marília Campos na liderança em um dos cenários, com 19%, seguida de perto por Carlos Viana, com 18%. Alexandre Silveira aparece com 14%, enquanto Eduardo Costa registra 12% e Marcelo Aro, 11%. Outros nomes aparecem com percentuais de até 7%.

Em um segundo cenário testado pelo instituto, sem Marília Campos, Carlos Viana assume a liderança, com 27% das intenções de voto, seguido por Alexandre Silveira, com 21%, e Marcelo Aro, com 19%. No terceiro cenário, há novo empate técnico entre Viana (20%), Silveira (17%), Eduardo Costa (17%) e Aro (16%), reforçando o quadro de indefinição na disputa pelas duas vagas ao Senado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por