Limpeza em escola (Foto/Reprodução)
Processo seletivo para contratação de pessoal para limpeza das escolas deve ser publicado na próxima semana. O cronograma foi informado pelo secretário municipal de Administração, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, ressaltando que os últimos acertos estão sendo feitos para o lançamento do edital.
De acordo com o titular da pasta, a perspectiva é publicar até a próxima sexta-feira (26) o processo seletivo para a contratação do pessoal de limpeza. Ele explicou que a contratação será de trabalhadores para atender não só a demanda da rede municipal de ensino, mas também para a área de Saúde e de Desenvolvimento Social.
Questionado, o secretário afirmou que a proposta de terceirização da limpeza nas escolas ainda não foi encaminhada para análise da Secretaria de Administração. Entretanto, ele posicionou que a medida deverá ser adotada futuramente. “Não tem como fugir disso. A terceirização vai acabar acontecendo determinado momento. Temos muita dificuldade em contratar esse pessoal. Nem fizemos concurso nessa área porque tem dificuldade [de achar]”, ponderou.
A falta de pessoal para a limpeza das escolas vem sendo alvo frequente de reclamações desde o início do ano. A contratação de profissionais para preencher o quadro das unidades já foi cobrada duas vezes pelo Sindemu (Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba).
A Secretaria de Educação confirmou déficit de trabalhadores braçais para o atendimento da rede municipal de ensino. De acordo com as informações da pasta, 490 trabalhadores braçais estão lotados em unidades de ensino. Porém, desse grupo de servidores, 106 têm restrições no trabalho e 53 estão afastados devido a questões de saúde.
Desta forma, balanço do Setor de Recursos Humanos aponta a necessidade da contratação de, pelo menos, mais 143 trabalhadores para suprirem a demanda atual da rede.