Produtores rurais uberabenses que participaram ontem da mobilização em Brasília para discussão do Código Florestal ficaram frustrados ao final do encontro. Análise é do deputado federal Paulo Piau (PMDB), afirmando que a comitiva local esperava ouvir a data em que o projeto seria colocado na pauta de votação. Contudo, esse anúncio não ocorreu.
A expectativa também figurava, segundo o deputado, entre outros parlamentares, como a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). O peemedebista foi enfático ao afirmar não existir motivo para decepção e desânimo em razão de a discussão ser complexa, além de demandar um longo tempo.
O deputado afirmou que o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), está apenas aguardando os relatórios da Comissão de Negociação, da qual é integrante, para pautar o início da discussão.
Segundo o parlamentar, na próxima terça-feira (12) o grupo encarregado de aferir a redução de alimentos e outro responsável pelo meio ambiente vão encaminhar os últimos relatórios à Comissão de Negociação. A partir daí será possível finalizar o texto para a remessa do projeto ao plenário.
Quanto à manifestação, Paulo Piau disse considerar um “pedido de socorro dos produtores para que a discussão, prevista para março, possa finalmente começar ainda em abril”.
A manifestação reuniu, conforme afirmou, cerca de 20 mil agricultores, que de forma pacífica participaram de ato ecumênico seguido de abraço simbólico no Congresso Nacional.