NECESSÁRIO

Programa da Cemig foca na melhoria do atendimento a moradores da zona rural

Para sanar problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica em comunidades rurais houve a compra de religadores automáticos para reduzir o período de interrupção

Gisele Barcelos
Publicado em 26/11/2024 às 20:52
Compartilhar

Secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes, posicionou que o programa focado na melhoria do atendimento da zona rural foi lançado justamente porque as deficiências foram identificadas pela Cemig (Foto/Divulgação)

Após problemas recorrentes de interrupção no fornecimento de energia elétrica em comunidades rurais por causa das chuvas, o Triângulo Mineiro pode ser priorizado em programa lançado pela Cemig para melhorar o atendimento de demandas na zona rural. A informação é do secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes, que esteve em Uberaba ontem para participar da inauguração da nova sede da Coordenadoria Regional do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).

O titular da pasta posicionou que o programa focado na melhoria do atendimento da zona rural foi lançado justamente porque as deficiências foram identificadas pela Cemig. “Sabemos que somos deficientes nessa questão de energia elétrica e procuramos resolver”, disse. 

Fernandes ressaltou que já houve a compra de religadores automáticos para reduzir o período de interrupção, bem como a contratação de mais de 300 eletricistas e implantação das primeiras bases para agilizar o deslocamento e o tempo de resposta às demandas no campo.

No entanto, o secretário ponderou que não é possível resolver o gargalo de imediato. “Isso leva um tempo para poder se instalar [...] Nós inauguramos o Cemig Agro em julho. Ainda é um bebê e ele está começando a florescer. Agora vamos contratar mais eletricistas. Vamos aparelhar mais. Já está funcionando e tenho certeza que no ano que vem vai estar melhor”, posicionou.

Questionado, o secretário afirmou que o Triângulo pode ser priorizado dentro do programa para diminuir a espera no atendimento às demandas das comunidades rurais em Uberaba e região. “O Cemig Agro é voltado principalmente para pecuária leiteira e para a criação de suínos e aves, que são animais sensíveis por causa do calor. Aí nós precisamos de atenção nisso. Eu fico à disposição para receber as lideranças locais pra poder ver pontualmente o que está acontecendo”, declarou.

As constantes interrupções de fornecimento de energia e a demora no restabelecimento foi alvo de diversas reclamações da área rural este mês, principalmente na comunidade de São Basílio, onde existe foco na produção de aves. Na semana passada, a prefeita Elisa Araújo (PSD) até aproveitou discurso de abertura da TecnoAgro e cobrou ação da Cemig em bairros rurais para sanar o problema.

Em outubro, a Cemig definiu as 57 primeiras bases que vão receber as equipes do programa focado em melhorar a qualidade do fornecimento de energia a clientes rurais em Minas. A Regional do Triângulo terá bases em 13 municípios, mas Uberaba não estava na lista divulgada pela empresa.

Além das bases já com locais definidos, o programa prevê mais 19 bases em outras cidades do estado, ainda em fase de estudos. As estruturas têm como principais objetivos encurtar o tempo de deslocamento das equipes de eletricistas e agilizar o atendimento às demandas, reduzindo a duração de interrupção para os produtores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por