(Foto: Rodrigo Garcia - CMU)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, e a Câmara Municipal realizaram, nesta sexta-feira (8), ação de mobilização e promoção à qualidade de vida, na porta do Paço Municipal. Foram realizados quase 900 atendimentos.
A programação, que contemplou os projetos Saúde Avança Mais, Aqui Tem Emprego, Câmara em Ação e Senac, realizou 120 atualizações da carteira vacinal, 17 coletas de papanicolau, 251 aferições de pressão arterial e glicemia, 104 testes de IST e 21 atendimentos da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Senac fez 400 atendimentos entre massagens e a apresentação do Programa de Cursos Gratuitos.
Em relação ao programa Aqui Tem Emprego, ao longo desta sexta, 68 pessoas foram atendidas, sendo 48 pelo Sine e outras 20 pela DHO. Durante a ação, mais de 300 vagas estiveram disponíveis, sendo os candidatos direcionados conforme o perfil.
O “Aqui Tem Emprego” oferta intermediação de mão de obra, orientação à concessão do Seguro-Desemprego, cadastro da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital e cursos de qualificação. O programa é uma realização da PMU, por meio do Sine e da Sala Mineira do Empreendedor, que vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec).
Em 2023, outras cinco mobilizações foram organizadas pelo Saúde Avança Mais e Câmara em Ação. O projeto teve início no mês de julho com a campanha de vacinação. Foram aplicadas 2,7 mil doses de vacinas contra Covid, influenza (gripe) e meningite. No mês de agosto, a ação foi na Feira da Abadia, com aplicação 554 doses de vacinas.
O projeto também foi desenvolvido na Fundação de Esporte e Lazer (Funel) e na Unidade de Saúde do bairro Girassóis. Já no início de novembro foram realizados 518 procedimentos.
O Paço Municipal recebeu a Caravana Se Cuida Mulher 40+, com orientações sobre climatério e menopausa, aferição de pressão arterial e de glicemia, atualização do cartão de vacinas, agendamento de mamografia, coleta de papanicolau, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) (Centro de Testagem Anônima - CTA), além de orientação nutricional e psicológica.