CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Projeto para investir na captação de água no rio Grande e infraestrutura deve ser votado esta semana

Publicado em 04/07/2023 às 09:58
Compartilhar

Rio Grande (Foto/Divulgação Codau Uberaba)

Está em pauta na Câmara Municipal o Programa Desenvolve Uberaba, que trata de investimentos em obras de infraestrutura hídrica e de desenvolvimento urbano e socioambiental. O programa deverá ser votado esta semana.

A maior parte dos investimentos será destinada às obras para segurança hídrica e tratamento de esgoto. O aporte permitirá a captação de água do rio Grande, de forma a garantir o abastecimento num horizonte de 50 anos, bem como a implantação da quarta Estação de Tratamento de Esgoto e Emissários (ETE), na região Sul.

Nos demais eixos, o Programa Desenvolve Uberaba prevê a duplicação das avenidas Coronel Zacarias Borges de Araújo e João Batista Ribeiro. As vias dão acesso aos distritos industriais II e IV e à Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A proposta é facilitar o escoamento da produção de mais de 50 empresas e dar segurança aos motoristas que trafegam na região.

Com o recurso, será possível implantar um estacionamento em Peirópolis e um contorno viário para alternativa do fluxo de veículos e ônibus turísticos. Outra iniciativa para fortalecimento do turismo é a instalação de letreiro alusivo ao Geoparque Uberaba e intervenções de paisagismo, em seis avenidas de entrada da cidade: Dona Maria de Santana Borges, Capitão Teófilo Lamounier, Djalma Castro Alves, Deputado José Marcus Cherém, Tonico dos Santos e Niza Marquez Guaritá.

O investimento também abrangerá a revitalização da Rua Artur Machado, o que inclui remodelação da calçada, recapeamento, instalação de mobiliário, melhoria na iluminação pública, arborização e outras intervenções para incentivar o comércio local. Também no âmbito de readequação de vias, está prevista a implantação de 22.050 m de ciclorrota, ciclofaixa e ciclovia em diversos pontos da cidade.

A proposta prevê, além disso, a revitalização da Mata do Ipê e do Bosque Jacarandá e a criação do Parque Tancredo Neves e do Parque Municipal Urbano. Localizado onde está o Horto, o Parque Urbano deverá contar com viveiro de mudas, auditório a céu aberto, trilhas de caminhada, playground, espelho d'água, praça de alimentação e quiosques. O espaço abrigará, ainda, uma Unidade de Parques e Jardins para manutenção das áreas verdes do Município.

"Investir em segurança hídrica e saneamento resulta em desenvolvimento social e econômico. A captação de água do rio Grande representa a solução para a crise hídrica no período de estiagem e assegurará o abastecimento da cidade diante do seu crescimento”, enfatizou a prefeita Elisa Araújo. “Para nossa cidade progredir, é preciso incentivar também o comércio, a atividade industrial e o turismo, além de pensar em lazer e sustentabilidade. Estamos projetando Uberaba para o futuro”, acrescentou.

O financiamento para o Programa foi anteriormente autorizado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), na esfera federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por